WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?

Travertino

Descrição

Travertino é uma pedra natural de cor bege clara, caracterizada por veios longilíneos, que lembram ramos e folhas. É o mármore mais usado como material de construção ao longo da história, e ainda hoje é comum como acabamento de ambientes residenciais e comerciais, por ser uma opção bonita, nobre e atemporal.

Travertino Italiano

Os de origem italiana são os mais conhecidos, dentre eles estão: Romano ou Clássico, Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro. No Brasil, os mais usados são: o Travetino Romano e o Travertino Navona (importados da Itália ou outras regiões). A diferença entre o travertino Romano e o travertino Navona é que o Navona é mais claro e tem os veios menos marcados.

Travertino Nacional

O Travertino Nacional (ou mármore Bege Bahia) é um similar mais barato e bem parecido. O Bege Bahia tem o desenho mais arredondado, mais manchado.

Acabamento

  • Bruto ou Natural: opaco e com veios aparentes (buracos mesmo), é o mármore serrado e sem nenhum acabamento, como ele vem da natureza. É lindo, muito usado e funciona super bem para revestimento de paredes, mas não funcionam para as paredes da área do box (dá infiltração), nem para cubas e bancadas (a água passa pelos poros). Para pisos, exige muita manutenção (junta sujeira);
  • Resinado ou estucado:feito a partir da aplicação de uma resina, praticamente da mesma cor do mármore, cobrindo os poros que existem na superfície. Essa resina aplicada fica bem discreta e é como o mármore é mais usado: resinado+levigado ou resinado+polido;
  • Levigado: tem aspecto opaco, é lixado com abrasivos até deixá-lo liso, ficando semi-polido. É o acabamento mais usado, pois mantém a cor natural do mármore, mas fica mais prático, podendo ser usado de diversas maneiras em ambientes internos e externos;
  • Polido: tem aspecto liso e com brilho. É como a maioria dos mármores são usados, mas acho que é como o Travertino fica menos bonito (nunca feio!) e percebo que atualmente é como está sendo menos usado. De todos esses acabamentos acima, quanto maior a placa, mais bonito fica. Prefira o acabamento reto, ou meia-esquadria, para as bordas.

Importante

Comparado ao granito ou material sintético, é mais frágil e por isso não é recomendado para bancadas de cozinhas/churrasqueiras (óleos e gorduras podem manchá-lo), e nem pisos de alto tráfego ou áreas úmidas. Para a manutenção, usar somente pano úmido.